25 de out. de 2010

Lembra do IRC???


Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. Foi documentado formalmente pela primeira vez em 1993.

O IRC foi escrito pelo programador finlandês Jarkko Oikarinen em 1988 na Universidade de Oulu na Finlândia. O trabalho começou em agosto daquele ano e o objetivo era criar um sistema de teletexto comunitário que rodasse em TCP/IP com recursos avançados como conversa pública massiva entre milhares de usuários separados por canais e com mensagens privadas entre eles. Eles diziam que o IRC seria um complemento e até um avanço da Usenet pois permitiria encontro maciço de grupos em tempo real. Os amigos de Jarkko, Markku Järvinen e Vijay Subramaniam ajudaram na concepção dos clientes e servidores.
As primeiras redes surgiram na Finlândia e rodavam em servidores de Universidades. Logo se espalharam por instituições em toda Escandinávia. Em 1989 já existiam mais de 40 servidores espalhados por todo o mundo. Em 1993 durante aGuerra da Golfo o IRC foi usado para noticiar eventos em tempo real entre usuários que tinham acesso à Internet em Universidades do Oriente Médio.
O IRC se tornou o principal meio de bate-papo na Internet no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, concentrando milhares de usuários todos os dias. Tentaram recriar o mesmo sistema na Web e em Java, mas o IRC era insuperável pela capacidade de gerenciamento e o modo como os usuários interagiam. Por exemplo, os OPs (Operadores) cuidavam do bom andamento do canal expulsando usuários mal educados e que provacassem confusão.
O mIRC, cliente de IRC para Windows foi com certeza o mais popular e largamente utilizado, era fácil de usar e apresentava uma interface clara e agradável aos olhos dos iniciantes. Também possuia uma linguagem de scripts que permitiu que muitos programadores criassem variações do mIRC traduzidas para o português e com muitos recursos que facilitavam o seu uso. Surgiram também muitos jogos em canais, de enquetes e até Xadrez por computador foi portado para o sistema que lidava apenas com texto ditando as notações do tabuleiro. O ápice do IRC no Brasil foi em 2001 onde ambas BrasIRC e BrasNET registraram recordes de usuários conectados.
O IRC ainda existe, com centenas de redes ativas para quem queira usufruir de seus recursos. O número de freqüentadores, porém, é deveras baixo para bate-papo. O IRC hoje é usado para fins mais específicos. Existem canais que realizamtroca de arquivos entre usuários semelhantes aos que os peer to peer fazem. Também é grande a procura por canais para obter senhas de sites pornográficos. Além disso o IRC é bastante utilizado por distribuições linux que utilizam o IRC para dar suporte aos usuarios, como a Ubuntu.
Atualmente, a maior rede de IRC do mundo em volume de usuários é a Quakenet, seguido pela IRCNet, Undernet, e Freenode, a quarta mais popular. A Freenode, por exemplo, foi criada para reunir projetos de software livre nos quais os usuários têm suporte técnico e conversam sobre os programas. No canal #Wikipedia, por exemplo, centenas de usuários do projeto se reúnem para discutir assuntos relacionados ao projeto. Praticamente qualquer iniciativa open-source e livre com algum destaque possui um canal na Freenode.
O IRC é também, atualmente, um meio usado para execução de Botnets em que se conectam usuários infectados por virus e trojans. Esses usuários hospedeiros ignoram tais conexões para servidores e canais, e, a partir de lá, lançam ataques de SPAM a milhares de computadores pelo mundo. Isso permite que o hacker propagador, nesse caso, permaneça anônimo e use pessoas infectadas para fazer ataques usando seus respectivos IPs. O sistema deve ser bem estruturado para que não se perca o controle do usuário-hospedeiro e que seja de difícil reconhecimento por parte dos provedores, já que utilizam portas e protocolos de IRC.
O IRC continua muito divertido, quer aventura??? entre no IRC. Geek Total ; )
Para Ubuntu instale o XCHAT Pela central de programas do Ubuntu. ou http://xchat.org/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...